Procurar

Caldeiras de condensação

As caldeiras de condensação a gás não utilizam apenas a energia fornecida de forma mais eficiente. Quando comparadas com as caldeiras convencionais, elas também utilizam a energia térmica presente nos gases da combustão que, de outra forma seriam perdidos pela chaminé.

As caldeiras de condesação alcançam eficiências muito superiores, reduzindo assim os custos com o aquecimento e as emissões de poluentes. As nossas caldeiras de condensação são adequadas quer para aquecimento de águas como aquecimento ambiente.

Vantagens das caldeiras de condensação a gás Vaillant:

  • Eficiência energética até 98%
  • Redução significativa de produção de fuligem e partículas na combustão, graças à tecnologia de condensação
  • Redução no consumo até 30% quando comparado com as caldeiras de gerações anteriores
  • Investimento reduzido
  • Possibilidade de expansão do sistema com adição por exemplo de painéis solares, bomba de calor, depósito ou controlo

Como funciona uma caldeira de condesação a gás

Numa caldeira de condensação a gás, a água é aquecida através do calor da combustão, tal como nas caldeiras convencionais. Os gases de combustão que daí resultam, normalmente são expelidos pela chaminé. Dessa forma, a energia contida nesses gases é desperdiçada. A tecnologia de condensação, no entanto, utiliza esses gases, constituídos na sua maioria por vapor de água, quente. Extrai o calor dos gases de combustão e coloca-o no circuito de aquecimento.

Para poder ceder o calor, o vapor de água tem que condensar, o que acontece a temperaturas inferiores a 56ºC. A caldeira de condensação arrefece o vapor num permutador de calor especialmente concebido para o efeito. A energia assim obtida é usada para pré-aquecer a água do aquecimento. A água, já quente, passa no primário do permutador de calor onde é aquecida até à temperatura final selecionada. Durante este processo, pequenas quantidades de água proveniente da condensação tem que ser eliminada. A acidez desta água é tão baixa que pode ser canalizada para o esgoto sem necessidade de tratamento.

A diferença entre poder calorífico superior e inferior

Quando referimos a eficiência de 98% para as caldeiras de condensação, este valor refere-se ao “poder calorífico superior”. Normalmente, a indústria refere-se ao “poder calorífico inferior” quando calcula a eficiência dos seus equipamentos. O poder calorífico inferior é o calor que se consegue produzir através da combustão, sem produzir condensação. O poder calorífico inferior apenas se refere a uma porção da energia total do combustível.

Ao contrário, o poder calorífico superior inclui o calor contido nos gases de escape e vapor de água, que pode ser utilizado pela condensação. Ao contabilizar a energia disponível, o poder calorífico superior considera este calor extra. O rendimento de uma caldeira, também chamado de rendimento padrão, pode ir a um máximo de 100%, em condições ideais, se calculado com base no poder calorífico superior.

As caldeiras de condensação necessitam de alterações na chaminé

Quando instalar uma caldeira de condensação numa chaminé existente, poderá ser necessário colocar um tubo de plástico. Mas como este tubo tem um diâmetro inferior ao da chaminé, este tubo pode ser facilmente colocado nas chaminés existentes.

O sistema de aquecimento mais indicado

Não existe uma solução standard quando se procura pelo sistema de aquecimento mais indicado. Não é no entanto difícil encontrar o melhor para as suas necessidades. Consulte o seu especialista em aquecimento Vaillant. Ele pode ajudá-lo a escolher o seu sistema de aquecimento

Encontre um especialista Vaillant próximo de si.